• Topo
  • Post
  • Comentários

Cinco motivos para acampar

Muita gente ainda torce o nariz quando o assunto é acampar, como se fosse sinônimo de passar perrengue. Ou como se fosse só uma alternativa pra quando a gente não tem dinheiro pra pagar uma pousada. Quem ama um camping, no entanto, sabe que os motivos para acampar vão bem além disso.

Acampar é um estilo de vida e de viagem. Não se trata somente de “viajar barato” (embora isso seja um bônus), mas principalmente de sair da rotina. E mais: de estar conectado com a natureza e ainda conhecer lugares onde hotel ou pousada simplesmente não chegam.

Felizmente, de uns anos para cá o interesse pelo campismo vem crescendo consideravelmente no Brasil. Quem sabe, em breve acampar será um costume tão comum quanto já é em países como Estados Unidos, Canadá, Nova Zelândia, Austrália e em boa parte da Europa.

Mas, afinal, por que acampar? Bom, acampar significa algo diferente para cada um, mas podemos dar uma ideia do que encanta tanto nessa forma de viajar e ver o mundo.

Confira neste post:

Veja a nossa lista com cinco motivos para acampar:

1) Acampar é divertido e fortalece os relacionamentos

Grupo de amigos acampando

Acampar permite que a gente se divirta com quem mais gosta ou com aqueles novos amigos feitos no camping ou na trilha.

É o momento de rir e contar histórias ao redor da fogueira, de ter conversas profundas cara a cara, e não só pelo WhatsApp, de combinar de acordar cedo pra ver o sol nascer e de construir memórias que vão durar a vida toda.

Seja em família, como casal ou com amigos, acampar é divertido e nos ajuda a ter relações alegres e saudáveis. Para nós, esse já é um excelente motivo para acampar.

2) É uma forma de se conectar com a natureza

Homem acampando em uma montanha

Para muitas pessoas, acampar é uma maneira de se conectar com a natureza. É o prazer de dormir ouvindo o som de um rio, praia ou cachoeira. Ou então acordar vendo o sol nascer na montanha e torcer para que o céu esteja sem nuvens à noite só pra poder ver o céu salpicado de estrelas.

É também aprender a identificar os sons da natureza e deixar de temer bichos e insetos que são inofensivos. Sem deixar de estar atento, claro, aos que realmente podem ser perigosos.

3) O camping é um detox digital

Em tempos em que estamos no celular ou computador quase o tempo todo, acampar significa passar por uma desintoxicação digital.

Muitas vezes simplesmente não há sinal de celular ou internet! Então vem a hora de dar um tempo do WhatsApp e das redes sociais. E mesmo quando há wi-fi ou 3G disponíveis, é comum até esquecer deles.

Afinal, você vai querer mais é aproveitar aquela cachoeira em vez de ficar abrindo mil mensagens de bom dia no grupo da família.

4) Acampar faz bem para a saúde

Casal fazendo trilha e carregando equipamento de camping

Atividades que permitem um contato com a natureza, como acampar, estão relacionadas a uma melhora do bem-estar mental e à redução da ansiedade e de pensamentos depressivos.

Além disso, um estudo da Universidade do Colorado em Boulder mostrou também que acampar pode melhorar o sono. Isso acontece porque o nosso relógio biológico interno acaba sendo “recalibrado”. Ele passa a se adequar a um ciclo mais natural de sono, ligado à disponibilidade de luz natural. Se você for fazer uma trilha durante o seu período acampando, melhor ainda.

Além de todos esses benefícios, vai ter ainda as vantagens do exercício físico, como, por exemplo, redução da pressão alta e do risco de doenças cardíacas.

5) É ótimo relaxar ao redor de uma fogueira

Casal ao redor de fogueira de camping

Quer melhor motivo para acampar do que sentar ao redor de uma fogueira à noite, batendo papo e se divertindo? O prazer que quase todo campista sente ao fazer isso chegou a ser objeto de estudo.

Uma pesquisa da Universidade do Alabama descobriu que sentar ao redor de uma fogueira reduz a pressão arterial e outros indicadores de estresse. Quanto mais tempo passado ao redor da fogueira, diz o estudo, mais relaxados nós ficamos.

Claro, antes de sair fazendo fogo por aí lembre-se sempre de conferir se o camping ou reserva ambiental permite fazer fogueiras. E, atenção, nunca acenda-as em ambientes selvagens. Lembre-se sempre de respeitar as práticas de mínimo impacto.

Deixe um comentário

Inscreva-se
Notificar sobre
guest

32 Comentários
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
Berthyer Peixoto
Berthyer Peixoto
1 ano atrás

Perfeito. Estou há tempo querendo voltar a acampar. A última vez foi na minha adolescência nos anos 80/90. Hoje meu corpo e minha alma clama por esse momento.

Carolina Leal
1 ano atrás
Responder para  Berthyer Peixoto

Oi, Berthyer!

Que legal! Volte sim! Tem tantos lugares legais hoje para acampar. E esse contato com a natureza faz bem demais, né?

Se você for acampar, depois vem aqui contar pra gente como foi =) Quem sabe inspira ainda mais pessoas, né?

Casemiro de Aguiar
Casemiro de Aguiar
1 ano atrás

Eu acampo não usando barraca, acampava usando o próprio automóvel como barraca, e tinha quase todo o conforto que tinha em casa !!

Carolina Leal
1 ano atrás
Responder para  Casemiro de Aguiar

Acampar dormindo no carro pode ser uma boa mesmo, Casemiro! Por aqui já fizemos isso algumas vezes. Mas confesso que adoramos acampar numa barraca hehe

Emerson
Emerson
1 ano atrás

Sempre que posso,eu vou acampar,ainda mais quando vou pra algum evento de motociclistas aonde costumo dormir!
Mas acampar próximo a rios ou lagos é outra coisa,uma sensação incrível de liberdade!

Tenho 3 barracas !

Carolina Leal
1 ano atrás
Responder para  Emerson

Oi, Emerson!

Nem me fale, também acho demais acampar perto de rios e lagos. É outra coisa, né? E em montanhas também é muito legal. Em que região do país você costuma ir acampar?

Jorge
Jorge
1 ano atrás

Sempre fui muito conectado com a natureza, visitava meus avós no interior e não queria voltar, com acampamento consigo ter um espírito de saudosismo, por isto comprei um mini trailer para acampar e resolvi alugar ele também para oportunizar para pessoas está sensação incrível que é acampar.

Carolina Leal
1 ano atrás
Responder para  Jorge

Que legal, Jorge! É uma sensação incrível mesmo. E muito bacana essa conexão com o seu passado e com os seus avós =)

Fernandy Tadaaki Ito
1 ano atrás

Um aspecto esquecido nesta matéria é a questão econômica da atividade. Além de ser bastante econômica, desenvolve a economia onde acontecerão os pernoites e a irrigação da economia local. Milton Santos, eminente professor e geógrafo brasileiro, ganhador do prêmio mais significativo da geoeconomia mundial, cita esta atividade de desenvolvimento social que dá significância as atividades sociais das pequenas comunidades que detém atrativos turísticos potenciais, principalmente no nordeste brasileiro.

Carolina Leal
1 ano atrás
Responder para  Fernandy Tadaaki Ito

É verdade, Fernandy!

Aliás, essa é uma boa dica para fazermos uma nova matéria sobre a importância socioeconômica não só do campismo, mas também do ecoturismo como um todo.

Obrigada pelo seu comentário e pelo excelente insight! =)

Tony
Tony
1 ano atrás

Eu não só acampo como vivo acampando dentro de um trailer.
Vivo na “estrada”

Carolina Leal
1 ano atrás
Responder para  Tony

Que demais, Tony! É um estilo de vida que abre tantas possibilidades, né? Tem muita coisa linda pra conhecer nesse mundão.

Tony
Tony
1 ano atrás
Responder para  Carolina Leal

Com certeza. Acampar é muito bom. Estou em Curitiba, depois vou a Foz e depois pro extremo Sul do Rio Grande do Sul. Muitas amizades pelo caminho

Paulo Fernando de Lima
Paulo Fernando de Lima
1 ano atrás

Já acampei muito na minha vida e qdo não existia estes itens de conforto de hoje já dormi aí lado de uma fogueira enrolado no meu cobertor e tendo um céu estrelado sobre minha cabeça. Já pesquei para comer ou tinha que passar apenas com o macarrão pois era leve pra carregar. Tomava uma pinga pura pela esquentar e não sentir as picadas de mosquitos rsrs. Mas eram outros tempos não existia a violência de hoje.
Pra se acampar é preciso agora estar em local protegido mas ainda assim são situações que não tem preço agora com 65 anos pretendo investir num pequeno trailer e qdo aposentar sair sem rumo por aí.

Carolina Leal
1 ano atrás
Responder para  Paulo Fernando de Lima

Paulo, pelo visto você tem bastante história legal de camping pra contar, hein? Adorei!

Na verdade a gente não precisa de muito mesmo pra acampar, né… mas o conforto facilita rs E sem dúvidas a segurança é uma das minhas maiores preocupações também. Por sorte hoje também tem muito lugar particular seguro e bacana pra acampar. Quando você for sair com seu trailer vai aproveitar bastante =)

Paulo "Pirata"
Paulo "Pirata"
1 ano atrás
Responder para  Carolina Leal

Se eu forr contar todas as hisotrias de acampamentos que fiz na vida vai dar um bom libro ou um filme de muito suspense, susto, bebedeiras, e muiiiito diversaõ

Carolina Leal
1 ano atrás
Responder para  Paulo "Pirata"

Olha, então tá na hora de escrever esse livro aí hehe queremos ler essas histórias!

João Alves de Melo
João Alves de Melo
1 ano atrás

Tive o Prazer de conhecer o lado campismo e simplismente eu ameiiiiii conseguir compra minhas mochilas e e barraca
Minha esposa e eu amamos os lugares q montamos nossa barraca e passamos alguns dias foi maguinifico

Carolina Leal
1 ano atrás
Responder para  João Alves de Melo

Que legal, João! É demais mesmo, né? Depois compartilha as dicas dos lugares com a gente =)

Ronan
Ronan
1 ano atrás

Excelente matéria… Só li verdades hehehe Se conectar com a natureza não tem preço. Se o tempo estiver bom, prefiro acampar do que ficar em pousadas.

Carolina Leal
1 ano atrás
Responder para  Ronan

Concordo! hehe Por aqui também preferimos =)

José Roberto
José Roberto
1 ano atrás

A mais de 15 anos ganhei uma barraca de camping porém tenho usado pouco quando uso é na praia nas viradas do ano igual fiz este ano passei o réveillon lá . E este fim de semana fui convidado para passar o fim de semana em uma fazenda de uma família de amigod aí aproveitei para levar minha barraca e lá montei ela. A noite todos pensou que eu ia dormir dentro da casa com medo. Aí eu disse a eles não vou dormir é dentro da minha barraca realmente foi uma noite super relaxante eu e Deus e a lua e as estrelas e uma fogueira. Maravilha.

Carolina Leal
1 ano atrás
Responder para  José Roberto

Que legal, José Roberto! Bom saber que você curtiu seu camping =)

Maurício
Maurício
1 ano atrás

No meu ponto de vista o problema do camping no Br é a falta de segurança a criminalidade. Gosto muito e fui algumas vezes mas a sensação de insegurança é imensa.

Carolina Leal
1 ano atrás
Responder para  Maurício

Pois é, Maurício, esse infelizmente é um problema mesmo. Nós sempre priorizamos campings particulares, com mais gente acampando e em locais onde nos sentimos seguros, mas nem sempre é fácil de achar. Espero que um dia a gente veja isso melhorar.

Angelica
Angelica
11 meses atrás
Responder para  Maurício

Concordo, mas quem ama acampamento sempre dá um jeito de encontrar um lugar bom e seguro.

José Martins
José Martins
1 ano atrás

Fiz muitos anos campismo e também caravanismo na Europa. Aqui no Brasil com a falta de segurança que por enquanto ainda se faz sentir, acampar torna -se uma aventura de risco elevado. É pena que assim seja, pois perde -se uma atividade plena de interesses ótimos para o bem estar de quem pratica está modalidade de lazer.

Carolina Leal
1 ano atrás
Responder para  José Martins

Nem me fale, José, a insegurança acaba limitando bastante, né? Nós encontramos alguns lugares que gostamos e consideramos seguros, mas sempre é preciso ficar ligado. Infelizmente acabamos tendo muito menos opção do que na Europa ou nos EUA.

Alberto
Alberto
1 ano atrás

Gosto muito de acampar,desde minha pré adolescência, já fazia acampamento.

Alberto
Alberto
1 ano atrás

Acho o maior barato em todos os sentidos, liberdade

Alberto
Alberto
1 ano atrás

Até a presente data tenho minhas barracas, colchão inflável,e assessórios ( cafeteira, sanduicheira, liquidificador, fogão elétrico) etc

Carolina Leal
1 ano atrás
Responder para  Alberto

Show, Alberto! Você está com o kit completo hehe eu acho o maior barato também, especialmente por isso que você falou: a sensação de liberdade. Que venham ainda muitos anos de camping pra gente!

Receba nossa newsletter

Dicas, destinos e inspirações para você se aventurar

Siga-nos nas redes sociais

Antes de ir, inscreva-se na nossa newsletter

Receba nosso e-mail quinzenal com lugares para conhecer, muita natureza, reflexões e dicas práticas.