• Topo
  • Post
  • Comentários

Guia para visitar o Yosemite National Park, na Califórnia

Compartilhe:

A primeira visão do vale de Yosemite, com suas cachoeiras caindo sobre os paredões de granito que circundam a estrada, é de tirar o fôlego. A mente fica tentando processar tudo que os olhos observam, cada detalhe daquela paisagem que é, de fato, grandiosa. 

O parque nacional de Yosemite, na Califórnia (EUA), fica a cerca de quatro horas de São Francisco e reúne atrativos para todos os gostos. Cachoeiras, lagos, rios, bosques com árvores gigantes, trilhas, paredões para escalada, campings, áreas para piquenique, rotas de ciclismo e belas estradas para uma roadtrip.

Não à toa, Yosemite é um dos parques nacionais mais visitados dos Estados Unidos, com uma média de 4 milhões de visitantes ao ano. 

Se você está planejando uma viagem para a Califórnia, recomendamos fortemente que inclua o parque no seu roteiro. 

Por isso, preparamos esse guia completo com todas as dicas que você precisa para conhecer o Yosemite National Park.

Confira neste post:

Informações gerais do parque nacional de Yosemite

Localização

O Yosemite National Park fica no estado americano da Califórnia, a cerca de 270 km (3h30 de viagem) de San Francisco.

Ilustração de mapa localizando Yosemite National Park, na Califórnia

Custo do ingresso

O acesso ao parque nacional de Yosemite é pago. O ingresso é válido por 7 dias e custa U$35 por carro (não por pessoa) ou van com 15 ou menos passageiros. Para motos, o custo é de U$30.

O parque aceita também o passe anual conhecido como “America the Beautiful, que custa U$80, vale para até quatro adultos e dá acesso a todos os parques nacionais dos Estados Unidos por um ano. Portanto, se você pretende visitar outros parques e florestas nacionais, pode ser interessante comprar o passe anual.

Quando ir

A alta temporada em Yosemite vai de maio a setembro. Para ver as cachoeiras com alto fluxo de água, vá entre abril e meados de junho. Leia mais na seção “Melhor época para visitar Yosemite”.

Hospedagem

É possível se hospedar dentro do parque, em hotéis e campings, ou nas cidades ao redor de Yosemite. Leia mais na seção “Onde ficar”.

Transporte

O meio mais fácil para acessar e circular por todas as áreas de Yosemite é de carro. A região do Yosemite Valley conta também com um serviço de shuttle – um ônibus do parque, incluído no valor do ingresso, que transporta os visitantes pelas principais atrações da região. 

Circular pelo parque de bicicleta (em especial pelo vale) também é uma ótima alternativa. É possível alugar ou mesmo emprestar uma bicicleta no vale de Yosemite, em um programa de compartilhamento de bikes do parque.

Durante a alta temporada, de 20 de maio a 30 de setembro, é preciso fazer uma reserva para entrar de carro e dirigir dentro do parque entre 6h e 16h. Se você entrar no parque antes das 6h ou depois das 16h, ou se estiver hospedado lá dentro, não precisa da permissão.

Principais atrações de Yosemite

Com mais de 150 lagos, 25 cachoeiras, dezenas de picos e montanhas e 1200 km de trilhas, é simplesmente impossível conhecer tudo que Yosemite tem para oferecer em uma ou mesmo em várias visitas.

A maior parte dos visitantes, portanto, se concentra nas atrações principais do parque. Veja só quais são elas.

1. Yosemite Falls

Foto: Carolina Leal/Eu me Aventuro

A Yosemite Falls é um dos marcos naturais mais impressionantes de Yosemite. A cachoeira é composta na verdade por três quedas separadas, e pode ser vista de diversos pontos do Yosemite Valley. Sazonal, ela flui de novembro a julho, sendo que o pico do fluxo de água é na primavera, em abril e maio.

2. Tunnel View

Foto: Carolina Leal/Eu me Aventuro

O Tunnel View oferece uma das vistas mais clássicas do vale de Yosemite. O ponto de parada é literalmente ao lado de um túnel na Wawona Road, por isso o nome. De lá é possível ver o paredão de El Capitan, à esquerda, a cachoeira Bridalveil Fall, à direita, e o paredão da Half Dome ao fundo.

3. El Capitan

Foto: Adam Kool/Unsplash

O paredão vertical de El Capitan é uma lenda entre escaladores (quem aí já assistiu Free Solo?) e uma das principais atrações de Yosemite. Ele pode ser visto da estrada que corta o vale e de pontos como o El Capitan Meadow, um campo que oferece uma vista direta da montanha.

4. Half Dome

Outro ícone de Yosemite é a Half Dome, uma cúpula de granito que já foi considerada impossível de ser acessada. Hoje, a trilha que leva ao topo da Half Dome é uma das mais disputadas (e difíceis) do parque. A Half Dome pode ser vista de diversos pontos, como do Tunnel View, do Glacier Point e do Mirror Lake, cada um oferecendo uma perspectiva diferente da rocha.

5. Merced River

Foto: Carolina Leal/Eu me Aventuro

O Merced River é o rio cristalino que corta o vale de Yosemite. Por si só ele não costuma ganhar tanto destaque quanto as outras atrações do parque, o que nós consideramos injusto. Sem o Merced River, o vale perderia boa parte do seu charme e das suas possibilidades, como um rafting rio abaixo ou um piquenique nas praias de areia.

6. Glacier Point

Foto: Carolina Leal/Eu me Aventuro

O Glacier Point oferece uma linda vista panorâmica do vale de Yosemite. De fácil acesso, ele é o ponto ideal para quem quer ter outra perspectiva do parque, mas está sem tempo para fazer trilhas mais longas. Mesmo que a visita seja curta, vale a pena dirigir do vale até lá para apreciar a vista.

7. Tioga Road

Foto: Carolina Leal/Eu me Aventuro

A Tioga Road oferece a oportunidade perfeita para uma roadtrip por Yosemite, passando por diferentes atrativos e paisagens. Além disso, ela dá acesso a várias trilhas. Mas atenção: a estrada fecha por conta da neve entre outubro e novembro, reabrindo apenas em maio ou junho.

8. Sequoias gigantes

Foto: Carolina Leal/Eu me Aventuro

Os bosques de sequoias gigantes são outra atração imperdível de Yosemite. O ponto mais popular para ver de perto essas árvores é a Mariposa Grove, na região de Wawona, na entrada sul do parque. Porém, há bosques menores na região de Crane Flat, mais próxima do Yosemite Valley.

Principais áreas do parque de Yosemite

A maior parte dos visitantes fica concentrada no Yosemite Valley, que reúne as principais atrações do parque e se estende por cerca de 15 km2

Porém, o parque como um todo vai muito além do vale e ocupa uma área de cerca de 3 mil km2 – praticamente o dobro da superfície territorial da cidade de São Paulo.

Na prática, Yosemite é dividido em diferentes regiões, sendo que cada uma conta com suas próprias atrações, trilhas e níveis de infraestrutura turística.

Yosemite Valley (o vale de Yosemite)

O vale de Yosemite é cercado por imensos paredões rochosos, de onde caem cachoeiras impressionantes. O terreno é cortado pelo rio Merced, e é possível descansar e fazer um piquenique em vários pontos à margem do rio.

A região é a principal área de visitação do parque, concentrando infraestrutura turística (hospedagem, campings, restaurantes e o centro de visitantes), além das atrações mais conhecidas. 

O acesso ao vale fica aberto o ano inteiro, ao contrário de outras áreas do parque, que fecham por conta da neve.

Com sua beleza única, o vale é bastante disputado. Visitar na alta temporada, especialmente de junho a agosto, significa lidar com legiões de outros visitantes. Mas, confie, vale a pena.

Afinal, não é em todo lugar que você tem esse tipo de vista….

Foto: Carolina Leal/Eu me Aventuro

Principais atrações do Yosemite Valley

  • Yosemite Falls
  • Várias outras cachoeiras, como a Sentinel e Bridalveil
  • Rio Merced, com áreas para piquenique e pontes cruzando o rio
  • Tunnel View, de onde se tem uma vista panorâmica de Yosemite
  • El Capitan e Half Dome, as formações rochosas mais famosas do parque
  • Mirror Lake, acessado por uma trilha fácil

Principais atividades no Yosemite Valley

  • Trilhas diversas, incluindo a fácil e imperdível caminhada até a base da Yosemite Falls 
  • Passeio de bicicleta pela ciclovia que corta o vale
  • Escalada – Yosemite é uma das mecas mundiais do esporte
  • Piqueniques nas áreas específicas ou à beira do rio
  • Esportes aquáticos no verão, como nadar nas praias formadas pelo rio Merced ou descer o rio de bote inflável 
  • Acampamento sob as árvores, no coração do parque (mas atenção: as reservas para camping são super disputadas)

Glacier Point

O Glacier Point é uma área elevada que oferece uma vista panorâmica do vale de Yosemite e de seus principais marcos, como a Yosemite Falls e a Half Dome.  

O local pode ser acessado de carro pela Glacier Point Road, que também dá acesso a trilhas na região. O trajeto leva cerca de uma hora (50 km) a partir do vale de Yosemite. 

No fim da estrada, chega-se a um estacionamento. A partir dali, uma caminhada curta e acessível para cadeiras de roda leva ao ponto da vista panorâmica.

As vistas do Glacier Point são imperdíveis, oferecendo um ponto de vista completamente diferente do Yosemite Valley. Visitar o vale e depois vê-lo desse ângulo ajuda a entender o fascínio que Yosemite exerce sobre muitos de seus visitantes.

A estrada do Glacier Point está fechada para manutenção durante todo o ano de 2022. Em outros anos, ela costuma ficar aberta entre junho e novembro, fechando no inverno por conta da neve. Não há serviço de shuttle gratuito disponível entre o Yosemite Valley e o Glacier Point. Porém, a concessionária que opera no parque oferece um tour de ônibus entre os dois pontos.

Principais atrações e atividades na região do Glacier Point

  • A vista panorâmica do vale de Yosemite a partir do Glacier Point
  • Trilhas que levam a outros pontos com vistas panorâmicas, como o Taft Point
  • Snowshoeing e ski cross country no inverno
  • Observação de estrelas, com astrônomos amadores frequentemente se reunindo no Glacier Point nos fins de semana de verão

Tioga Road

Que tal fazer uma roadtrip que passa por bosques, campos, lagos, montanhas nevadas e paredões rochosos? Esse é o cenário da Tioga Road, uma estrada cênica de 75 km que fica ao norte do Yosemite Valley. Ela é basicamente a continuação da rodovia 120, que dá acesso ao parque.

As vistas por si só já valem a passagem pela estrada, que também é ponto de partida para várias trilhas. Além disso, quando está aberta a Tioga Road é uma opção para quem vai fazer um roteiro maior pela Califórnia e por Nevada, permitindo sair de Yosemite e seguir para o Death Valley e para Las Vegas.

Se a sua passagem por Yosemite é curta, pode ser difícil incluir toda a Tioga Road no roteiro. Porém, é possível também visitar alguns dos seus atrativos principais e depois retornar para o vale ou para a sua hospedagem. 

A Tioga Road fica aberta normalmente de maio/junho até outubro/novembro, fechando no restante do ano por conta da neve.

Fotos: Carolina Leal/Eu me Aventuro

Principais atrações e atividades na região da Tioga Road

  • Roadtrip despreocupada passando por várias paisagens
  • Siesta Lake, um lago localizado nos primeiros 20 km da estrada
  • Olmsted Point, um ponto de parada com vistas para o vale de Yosemite
  • Tenaya Lake, um lago que fica logo depois do Olmsted Point e é um local popular para nadar, fazer um piquenique ou remar
  • Tuolumne Meadows, uma área de campo com rio e belas vistas 

Diversas trilhas, incluindo caminhadas para lagos e cachoeiras que não são possíveis de avistar da estrada

Wawona e Mariposa Grove

Localizada na porção mais ao sul do parque de Yosemite, a região de Wawona é mais famosa por abrigar a Mariposa Grove, um bosque com mais de 500 sequoias gigantes. Aliás, as sequoias gigantes são árvores típicas da Califórnia e são consideradas uma das maiores espécies do mundo.

Com uma cor terrosa, as sequoias podem alcançar mais de 80 metros de altura e 9 metros de diâmetro. Elas são de fato impressionantes e, se você tiver tempo, vale a pena incluir uma parada para conhecê-las.

Para conhecer a região de Wawona e a Mariposa Grove, é preciso separar pelo menos meio dia. O acesso é pela entrada sul do parque. Do Yosemite Valley até lá, são cerca de 45 minutos. Chegando na região, é preciso estacionar no Mariposa Grove Welcome Plaza e dali pegar um shuttle até o bosque de sequoias.

O estacionamento lota rápido, portanto o ideal é chegar de manhã cedo. De dezembro a março, por conta da neve, o serviço de shuttle não funciona.

Fotos: Carolina Leal/Eu me Aventuro

Principais atrações e atividades em Wawona e Mariposa Grove

  • As sequoias gigantes de Mariposa Grove, incluindo as famosas “Bachelor and Three Graces” e o “Fallen Monarch”
  • Diversas trilhas. Na Mariposa Grove, há quatro circuitos com diferentes graus de dificuldade, que vão de um loop de 500 metros acessível para cadeiras de roda até uma trilha íngreme de 11 km

Crane Flat

A região de Crane Flat fica a 30 minutos do Yosemite Valley e é acessível de carro durante o ano todo. No inverno, costuma ser obrigatório o uso de correntes nos pneus, por conta da neve.

Aliás, uma dica importante é que o único posto de gasolina de Yosemite fica na região de Crane Flat e também abre o ano todo.

Além disso, a área dá acesso a algumas trilhas menos conhecidas, como para os bosques de sequoias Merced Grove e Tuolumne Grove (porém, tenha em mente que eles são menos impressionantes que o bosque de Mariposa Grove).

Principais atrações e atividades em Crane Flat

  • Merced Grove, um bosque de sequoias gigantes na Big Oak Flat Road, antes de chegar no vale
  • Tuolumne Grove, outro bosque de sequoias gigantes com acesso logo no começo da Tioga Road, também mais próximo do Yosemite Valley
  • Crane Flat Lookout, com vistas panorâmicas da região

Hetch Hetchy

O vale de Hetch Hetchy fica em um canto pouco visitado do parque de Yosemite e conta com trilhas que, em geral, podem ser acessadas o ano todo. Uma das suas principais atrações é a represa O’Shaughnessy, que abastece a região de São Francisco.

Além da represa, a região também abriga várias cachoeiras e lagos, acessíveis apenas por trilhas. No verão o calor é intenso nas trilhas, portanto vá preparado.

A estrada e o estacionamento de Hetch Hetchy ficam fora da entrada principal do parque, a cerca de 1h15 do vale de Yosemite.

Principais atrações e atividades em Hetch Hetchy

  • Represa O’Shaughnessy
  • Trilha para a cachoeira de Wapama Falls, em um trajeto de 8km (ida e volta)
  • Rancheria Falls, outra cachoeira localizada depois de Wapama. O trajeto completo tem 21 km (ida e volta)

Yosemite Wilderness

Cerca de 95% da área do parque nacional de Yosemite é designada como “wilderness”, ou seja, um território de natureza selvagem sem nenhuma ocupação humana permanente. 

Isso não quer dizer que não seja possível explorá-la. A Yosemite Wilderness conta com mais de 1200 km de trilhas, possibilitando inúmeras travessias e acampamentos em áreas isoladas. 

Para se aventurar em trilhas de mais de um dia, que requerem acampar ao longo do caminho, é preciso obter uma permissão (“wilderness permit“) do parque. Planeje-se com antecedência, já que as cotas de permissão acabam rápido para as travessias mais populares.

Principais atrações e atividades em Yosemite Wilderness

  • Picos nevados, lagos alpinos, cânions e cachoeiras isolados, fora dos circuitos tradicionais
  • Acesso à John Muir Trail, uma famosa travessia de 340 km que começa em Yosemite e termina no Mount Whitney (4420m de altitude)
  • Inúmeras outras possibilidades de travessias e acampamentos na natureza ou em pontos de camping designados

Para um relato bem legal em português sobre a John Muir Trail, confira o post do pessoal do Mochilão Sabático.

Aventurar-se nas trilhas da Yosemite Wilderness requer planejamento, um conhecimento profundo da região e a adoção das práticas de mínimo impacto. Recomendamos fortemente a contratação de um serviço guiado para as trilhas e travessias.

Yosemite: onde ficar

Hospedagens dentro de Yosemite

The Ahwahnee

O The Ahwahnee é um hotel de luxo localizado no Yosemite Valley, com diárias começando na faixa de U$600. Aberto o ano todo, conta com piscina aquecida, restaurante e vistas do parque.

Reservas: The Ahwahnee

Yosemite Valley Lodge

Hotel tradicional no coração do Yosemite Valley, bem perto da Yosemite Falls, o Yosemite Valley Lodge possui diárias na faixa de U$300. Conta com 245 quartos e opções de acomodações maiores para famílias e pequenos grupos. Além do hotel em si, a região do Yosemite Valley Lodge concentra também os principais restaurantes do parque, incluindo um Starbucks que abre durante a alta temporada. 

Reservas: Yosemite Valley Lodge

Curry Village

A Curry Village reúne as acomodações mais econômicas dentro do parque de Yosemite, bem no meio do vale. Dentre as opções de hospedagem estão cabanas de lona com banheiro compartilhado, cabanas de madeira com banheiro privativo e quartos simples no estilo clássico de motel americano. As diárias variam de U$160 a U$260, dependendo da acomodação.

Reservas: Curry Village

Housekeeping Camp

Localizado à beira do rio Merced, no vale de Yosemite, o Housekeeping Camp é um camping mais estruturado, com tendas com cama, colchão de verdade, mesa e energia elétrica. As diárias custam na faixa de U$100, mas é preciso levar ou alugar lençóis, cobertor e travesseiros. Todas as unidades têm uma estrutura para fazer fogueira, e o camping em si possui banheiros e chuveiros compartilhados. 

Reservas: Housekeeping Camp

Wawona Hotel

Como o nome sugere, o Wawona Hotel fica em Wawona, perto da Mariposa Grove e fora da região do Yosemite Valley. Há duas opções de quartos: com banheiro compartilhado e com banheiro privativo. As diárias variam de U$150 a U$230. Não há TV nem internet nos quartos.

Reservas: Wawona Hotel

Campings

Yosemite conta com diversas áreas para camping no vale e em outras regiões do parque, em locais de beleza incrível. Porém, é obrigatório reservar antecipadamente. E, como você pode imaginar, as vagas acabam rápido. 

Quando dizemos “rápido”, é rápido mesmo: quando o sistema para reservas abre, os campings mais disputados são totalmente reservados em questão de minutos. 

As reservas para os campings normalmente abrem em blocos de um mês, com até cinco meses de antecedência, sempre no dia 15, às 7h da manhã no horário do Pacífico. 

Se você quer fazer uma reserva, pesquise e selecione o camping desejado antecipadamente. Deixe o computador ligado, com o navegador aberto na página do camping que você escolheu, para tentar reservar exatamente no horário que o sistema abre. 

As reservas de campground em Yosemite são feitas pelo site Recreation.gov.Para mais informações sobre os campings, acesse: https://www.nps.gov/yose/planyourvisit/campgrounds.htm.

Locais para se hospedar fora de Yosemite

Garantir uma hospedagem dentro do parque requer bastante planejamento e flexibilidade com orçamento ou com o grau de conforto esperado. Por isso, uma alternativa viável é se hospedar nos arredores do parque.

Há inúmeras opções de hotéis e casas para alugar na região. Sempre coloque no Google Maps a distância entre o local escolhido e o Yosemite Valley para não ser surpreendido pelo tempo de viagem. Afinal, só o trajeto dos portões de entrada de Yosemite (onde é preciso pagar o ingresso do parque) até o vale pode levar até uma hora.

As cidadezinhas de El Portal, Foresta, Yosemite West e Wawona são algumas das opções mais próximas do vale. Outras opções populares, mas um pouco mais distantes, são Groveland, Mariposa e Midpines.

Melhor época para visitar Yosemite

A alta temporada em Yosemite vai de maio a setembro, quando a maior parte da neve já derreteu e as temperaturas estão mais elevadas. É nesse período que todas as atrações do parque costumam estar abertas, incluindo aquelas que fecham durante o inverno, como a Tioga Road.

Abril, maio e junho são bons meses para ver a Yosemite Falls e as demais cachoeiras do parque com alto fluxo de água. Em julho a vazão diminui bastante e as cachoeiras podem secar por completo em agosto e setembro. 

O inverno em Yosemite é intenso, mas oferece vistas completamente diferentes do parque. As cachoeiras voltam a fluir, enquanto toda a paisagem está coberta de neve. 

Paisagem de Yosemite no inverno – Foto: Jeremy Bishop/Unsplash

Durante o inverno, apenas o vale fica aberto para turistas em geral. Porém, outras áreas do parque ficam abertas para esportes como ski crosscountry, snowboarding e snowshoeing. O site do parque nacional oferece mais informações sobre os esportes de inverno em Yosemite.

Dicas extras para uma viagem para Yosemite

Por fim, vamos dar algumas dicas extras para que a sua viagem para Yosemite seja a mais tranquila possível.

O parque implementa frequentemente novas regras para acesso, circulação e hospedagem. Além disso, é comum encontrar estradas, trilhas e campings fechados para obras. Sempre confira as informações atualizadas nos sites oficiais do Yosemite National Park e da concessionária que administra atividades e hospedagens no parque.

Durante o verão todo o Estado da Califórnia fica bastante suscetível a incêndios florestais, incluindo a região de Yosemite. É comum que incêndios próximos ou mesmo dentro do parque causem o fechamento de alguma atração. Sempre confira os alertas nos sites oficiais.

Yosemite é o habitat natural para centenas de ursos. Caso você aviste algum urso em uma trilha ou local mais isolado, simplesmente mantenha distância. Porém, se um urso se aproximar de você ou se você avistar um urso em alguma área mais “urbanizada” do parque, com presença humana, a recomendação é: faça bastante barulho. Grite alto e de forma agressiva para que ele se afaste. A ideia é que o urso não se acostume a ficar confortável na presença de humanos.

Deixe um comentário

Inscreva-se
Notificar sobre
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários

Receba nossa newsletter

Dicas, destinos e inspirações para você se aventurar

Siga-nos nas redes sociais

Antes de ir, inscreva-se na nossa newsletter

Receba nosso e-mail quinzenal com lugares para conhecer, muita natureza, reflexões e dicas práticas.