• Topo
  • Post
  • Comentários

Camping para iniciantes: 8 equipamentos essenciais para acampar

Compartilhe:

Acampar pode ser uma forma única de se desconectar das obrigações e de entrar em sintonia com a natureza. E se tem uma coisa que a pandemia nos mostrou é que mesmo os mais urbanos e caseiros de nós também sentem falta dessa sintonia, de mudar de cenário, de estar ao ar livre.

Se você já se pegou imaginando como seria acampar, mas não sabe exatamente como começar, não se preocupe. Este é o primeiro de uma série de posts voltados para camping para iniciantes. 

Para começar, vamos dar algumas dicas gerais e mostrar equipamentos essenciais para acampar com segurança e o mínimo de conforto. Confira!

Confira neste post:

Dicas gerais para quem vai acampar pela primeira vez

Fotos do post: bancos de imagem

Alugue ou empreste equipamentos de camping

Se você vai acampar pela primeira vez, esperamos que ame a experiência e queira repeti-la. Mas essa satisfação, infelizmente, não é 100% garantida.

Portanto, antes de gastar comprando equipamentos de camping, procure alugar ou emprestar de algum amigo. 

Separamos aqui algumas sugestões de lojas que trabalham com aluguel de equipamentos, para caso você não encontre tudo que precisa com amigos.

Graciosa Terra – Curitiba (PR): https://www.graciosaterra.com.br/ |  (41) 99155-5749

Aluga Camping – São Paulo (SP): https://www.alugacamping.com.br/ | (11) 96862-6317

Aluga Trip – São Paulo (SP): https://alugatrip.com.br/ | (11) 95392-2145

Casa de Aventura – Brusque (SC): https://www.casadeaventura.com.br/ | (47) 9 9921-7151

Quero Acampar – São Paulo (SP): https://www.queroacampar.com.br/ | (11) 97455-5638

Escolha roupas adequadas para acampar

As palavras de ordem no vestuário para camping são conforto e praticidade. Lembre-se que você vai estar na natureza e muito provavelmente sua roupa vai ficar suja de terra, lama, grama, areia etc. 

A escolha também depende bastante da época do ano e do local do acampamento.  Montanhas, por exemplo, costumam ser bastante frias à noite em qualquer estação. 

  • Priorize roupas confortáveis e de tecidos esportivos;
  • Por via das dúvidas, sempre leve uma jaqueta impermeável ou capa de chuva;
  • Evite algodão: se o tecido ficar úmido, vai gelar seu corpo;
  • Melhor não levar roupas brancas nem peças que você ficaria triste em perder caso sujem;
  • Pense em camadas, para poder adicionar ou remover peças de acordo com a variação de temperatura. Por exemplo, uma camiseta esportiva ou segunda pele, um fleece e uma jaqueta impermeável;
  • Escolha roupas mais quentes para o período noturno;
  • Não se esqueça de meias e roupas íntimas;
  • Leve sapatos confortáveis para caminhadas ou trilhas;
  • Separe também um chinelo para usar nos banheiros.

Planeje suas refeições antes de sair para o camping

Nem todo camping conta com restaurantes e mercados nas proximidades. Para evitar dores de cabeça, planeje com antecedência suas refeições e leve de casa tudo que puder – incluindo água para beber.

A escolha da comida depende de alguns fatores:

  • Você vai ter um fogareiro para poder preparar comidas quentes?
  • O camping conta com uma estrutura de cozinha, com geladeira, fogão e panelas?
  • O local possui churrasqueira?
  • Você vai ter acesso a mesas de cozinha ou de piquenique?

Se for impossível preparar comidas quentes, então aposte em frutas, sanduíches, barrinhas de proteína, proteína em pó, castanhas, bolachas e snacks em geral. 

Caso não tenha acesso a uma geladeira, leve um isopor com gelo e evite comidas que estraguem facilmente sem refrigeração.

Agora, se o seu camping é selvagem (como numa travessia, por exemplo), essa preparação requer ainda mais cuidado. Mas isso é um tópico para outro post – e nós definitivamente recomendamos que seu primeiro camping seja em um local com uma infraestrutura mínima.

Não deixe a higiene pessoal de lado

A maioria dos campings privados no Brasil conta com uma infraestrutura básica, com banheiros e chuveiros. Porém, mesmo em locais sem banheiros (ou quando o banheiro está inutilizável) é possível manter sua higiene pessoal em dia.

Não se esqueça de levar:

  • Escova e pasta de dentes;
  • Lenço umedecido, para quebrar o galho com um banho de gato;
  • Sabonete;
  • Álcool gel;
  • Papel higiênico;
  • Desodorante;
  • Toalha;
  • Galões de água (para beber e para usar na higiene, se for preciso).

8 equipamentos para levar para acampar

Agora que já repassamos algumas dicas básicas, vamos à nossa lista de equipamentos essenciais para acampar.

1. Barraca

Fotografia de barraca sendo montada

Uma barraca é o item mais básico que você precisa para acampar. Escolher uma pode dar trabalho, já que diversos fatores diferenciam uma barraca da outra. Por exemplo:

  • Número de pessoas que a barraca é capaz de acomodar;
  • Espaço interno e altura;
  • Coluna d’água, ou a capacidade da barraca de resistir à chuva;
  • Facilidade para transportar, incluindo o peso e o volume que ela ocupa quando está compactada;
  • Itens como ventilação, número de portas de entrada, espaço na frente da barraca para facilitar a retirada de sapatos etc.

Se você pretende comprar uma barraca, é importante levar em consideração todos esses pontos e fazer uma escolha cuidadosa. 

Se, ao contrário, você pretende pegar emprestado ou alugar uma barraca, pode se concentrar nos dois itens mais importantes: número de pessoas e coluna d’água.

De maneira geral, uma barraca em boas condições e com coluna d’água de 1500mm é suficiente para te manter seco mesmo durante uma tempestade. 

Caso seja possível, também recomendamos escolher uma opção que garanta um pouco mais de espaço. Por exemplo, se duas pessoas forem dormir na barraca, procure escolher uma que acomode três pessoas.

2. Saco de dormir

Fotografia de saco de dormir dentro de barraca

Para um primeiro camping, você até pode improvisar levando um colchão de ar e cobertas de casa. Porém, um saco de dormir vai ocupar menos espaço e, se for um bom saco, garantir mais conforto e aquecimento.

O fator mais importante na hora de escolher um saco de dormir é a temperatura que ele garante. Aliás, vale lembrar que a função do saco de dormir não é gerar calor, e sim manter a sua temperatura corporal.

A dica de ouro para uma noite confortável é superestimar o frio que você vai passar.  

Para isso, preveja a menor temperatura que você deve enfrentar no seu camping (se você está comprando um saco de dormir, pense nos possíveis campings futuros também). Reduza ainda mais alguns graus e use esse número como base para escolher seu saco de dormir.

3. Isolante térmico

Um isolante térmico é uma camada que fica entre o seu corpo e o chão, evitando que você perca calor no contato com o solo frio. 

Além disso, dependendo do modelo ele também pode ser utilizado por cima de um colchão de ar tradicional. Como o colchão de ar não costuma ter nenhum tipo de isolamento térmico, pode ficar gelado com o ar frio da madrugada. E, claro, isso traz bastante desconforto para quem está dormindo.  

Os isolantes térmicos mais simples normalmente são compostos por uma camada de EVA laminada com alumínio. Por conta do baixo custo, eles costumam ser o isolante mais usado por quem está começando a acampar.

Porém, há diversos tipos de isolantes no mercado, com diferentes graus de isolamento térmico, conforto, maciez e preço. 

Alguns têm o perfil parecido com o de um colchonete de academia, enquanto outros são infláveis e podem substituir tranquilamente um colchão de ar.

4. Colchão de ar ou colchonete

Se você possui um isolante térmico confortável, pode nem precisar de outra superfície para dormir. Muitos isolantes são 2 em 1, cumprindo bem o papel tanto de isolamento térmico quanto de colchão.

Agora, se este não é o seu caso, separe um colchão de ar tradicional ou mesmo um colchonete. 

Não caia na tentação de dormir apenas com saco de dormir ou cobertor direto no chão duro, especialmente se for o seu primeiro camping. Afinal, você quer que a sua experiência seja legal, certo? E uma boa noite de sono contribui muito para essa primeira impressão.

5. Lanternas

Fotografia mostrando o uso de lanternas à noite

Acampar significa estar ao ar livre, seja num camping selvagem na natureza ou em uma propriedade particular. E, na maioria das vezes, não há muita iluminação artificial disponível, mesmo em campings privados e com boa infraestrutura.

Quando a noite cai, sem uma lanterna vai ser difícil se locomover, cozinhar, comer ou usar o banheiro. Por isso, separe algumas lanternas e também pilhas extras. Se tiver lampião ou lamparinas, é legal levar também. 

Ah, e a lanterna do celular não é a melhor opção, viu? Principalmente porque há sempre o risco da bateria acabar e você descobrir que não tem como recarregar o aparelho.

6. Fogareiro

Não há nada melhor do que comer uma refeição quentinha no acampamento quando o ar da noite começa a esfriar. Por isso, recomendamos que você leve um fogareiro portátil para preparar sua comida e esquentar água para aquele chá ou café.

Assim como quase todo equipamento, há fogareiros de diferentes preços e capacidade. Normalmente, eles são a gás, acoplados a botijões bem pequenos que podem ser comprados em lojas de esportes.

Por sinal, a recomendação de levar um fogareiro vale mesmo que o camping tenha uma cozinha e um fogão disponíveis. Isso porque não é incomum chegar lá e descobri que o fogão não está funcionando ou que a fila para cozinhar está enorme.

7. Isopor ou bolsa térmica

Um isopor ou bolsa térmica são fundamentais para levar aqueles itens que dependem de um mínimo de refrigeração para não estragar ou derreter. 

E também para aqueles produtos que não são, digamos, essenciais, mas fazem diferença no bem-estar – como um chocolate e uma bebida bem gelada.

Muitos campings vendem pacotes de gelo na própria sede, mas recomendamos que você confirme ou já compre o seu pacote em algum posto de gasolina antes de ir.

8. Utensílios de cozinha

Já que estamos falando de comida, é importante lembrar também que você vai precisar de alguns utensílios básicos de cozinha. 

  • Pratos;
  • Copos e/ou canecas;
  • Talheres;
  • Panela, caso vá usar um fogareiro ou fogão;
  • Esponja, lava-louça e pano de prato;
  • Itens específicos dependendo do que for cozinhar, como escorredor para massa ou filtro de café.

Para começar, você pode levar os itens que usa em casa mesmo. Se gostar da brincadeira e decidir acampar com mais frequência, pode ser interessante investir em um kit de cozinha específico para camping.

Normalmente, um kit para camping inclui pratos, talheres e panelas leves e portáteis, que podem ser usadas em fogareiros portáteis.

Bônus: lona, cadeiras e mesa portátil

Decidimos incluir aqui três itens que não são essenciais, mas podem facilitar muito a vida no camping: lona, cadeiras e mesa portátil.

A lona pode ser usada de várias maneiras. Por exemplo, embaixo da barraca, evitando que ela suje ou que tenha algum problema com entrada de água caso a impermeabilização não seja tão boa. 

Além disso, a lona também pode ser usada como abrigo ou “teto” para proteger a área em que se vai cozinhar. 

Já as cadeiras e a mesa portátil são uma mão na roda especialmente em campings que não oferecem essa infraestrutura. Fica muito mais fácil para comer, descansar ou simplesmente relaxar batendo um papo com os amigos ao redor de uma fogueira.

Lembre-se: respeite outros campistas e não deixe nada para trás

Por fim, não poderíamos deixar de lembrar a importância de sempre respeitar os outros campistas, preservar os ambientes naturais e adotar práticas de mínimo impacto.

Não tem segredo; é só agir com bom senso. Evitar música e barulhos que atrapalhem o descanso dos outros, levar embora ou descartar adequadamente todo lixo que produzir, respeitar as plantas e animais, etc.

Assim, você contribui para que a experiência de todos no camping seja a melhor possível.

Depois de todas essas dicas, o que você está esperando? Vai acampar 🙂

Deixe um comentário

Inscreva-se
Notificar sobre
guest

4 Comentários
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
Adilson pavani Peres
Adilson pavani Peres
1 ano atrás

Top as dicas
Eu já acampo a mais de 40 anos

Darlan
Darlan
1 ano atrás
Responder para  Adilson pavani Peres

Que bacana,você é de são Paulo.

Fernanda
Fernanda
4 meses atrás

Meu sonho acampar

Receba nossa newsletter

Dicas, destinos e inspirações para você se aventurar

Siga-nos nas redes sociais

Antes de ir, inscreva-se na nossa newsletter

Receba nosso e-mail quinzenal com lugares para conhecer, muita natureza, reflexões e dicas práticas.