Turistas no Brasil citam praia e natureza como motivação para vir ao país

Cataratas do Iguaçu, um dos principais destinos de turistas no Brasil

Fotos: Zig Koch – MTUR

Uma pesquisa com viajantes internacionais, divulgada pelo Ministério do Turismo, mostra a importância da natureza e do ecoturismo para o setor. De acordo com os dados, dos turistas no Brasil que vieram ao país a lazer, a maioria disse que veio em busca de sol e praia (71,7%) e de natureza, ecoturismo e aventura (16,3%). Os dados foram coletados com viajantes estrangeiros que visitaram o Brasil em 2018.

Ainda segundo a pesquisa, o Brasil recebeu cerca de 6,6 milhões de turistas internacionais no ano passado. Deste total, a maioria veio da Argentina (2,4 milhões), seguida por Estados Unidos (538 mil) e Chile (387 mil). Em seguida na lista aparecem Paraguai, Uruguai, França, Alemanha e Itália.

Quanto à motivação, 58,8% dos viajantes internacionais disseram que vieram ao país por lazer. Outros 13,5% disseram que vieram a negócios, enquanto 24,1% vieram para visitar amigos e parentes. Além das motivações já citadas (“sol e praia” e “natureza, ecoturismo e aventura”), os turistas que vieram a lazer também citaram cultura (9,5%) e esportes (1,6%) como principal motivação da viagem.

Destinos mais procurados por turistas no Brasil

Vista do Rio de Janeiro, destino mais procurado por turistas no Brasil

Fotos: Bruna Prado – MTUR

Já entre os destinos mais visitados por quem viaja a lazer, o principal é o Rio de Janeiro (29,7%). Em seguida na lista aparecem Florianópolis (17,1%), Foz do Iguaçu (12,9%) e Armação de Búzios (8,2%). São Paulo fica na quinta posição, com 8,2%. A cidade, no entanto, é disparado o destino mais visitado para quem viaja a negócios (48,7%).

Outro dado interessante é a respeito das fontes de consulta para os viajantes. Como esperado, a internet lidera, sendo a principal fonte de consulta para 55,7% dos turistas. Um ponto positivo também revelado pela pesquisa é a avaliação do país e o desejo de voltar. Para 87,7% dos viajantes, a viagem superou ou atendeu plenamente as expectativas. Além disso, 95,4% disseram que pretendem retornar ao país.

Para conferir o boletim com os principais dados da pesquisa, clique aqui. Já a pesquisa completa, tanto deste ano quanto dos anteriores, pode ser baixada nessa página do Ministério do Turismo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *