Cursos de canoagem oceânica no Brasil

A canoagem oceânica, além de ser uma modalidade de competição, também tem crescido como opção de lazer, ganhando espaço nas praias do litoral brasileiro. Se você tem vontade de começar no esporte, pode procurar um dos cursos de canoagem oceânica ofertados no Brasil.

Afinal, embora a canoagem oceânica seja um esporte seguro quando praticado de maneira adequada, o mar aberto não é o ambiente propício para quem está apenas começando a remar. É recomendável treinar muito em águas calmas, como represas, e idealmente fazer de fato um curso específico.

Só para ilustrar um pouco do que o esporte oferece, com um caiaque oceânico você pode fazer desde trajetos curtos entre praias e ilhas até expedições de vários dias. Nesses casos, vai parando para se hospedar ou acampar em pontos estratégicos ao longo do caminho.

Homem em caiaque no mar

Foto: divulgação/Casa de Aventura

Várias escolas já disponibilizam no país cursos de introdução à canoagem oceânica e também de técnicas avançadas. São técnicas como, por exemplo, canoagem em zonas de surf, expedições e habilidades em águas abertas.

Os cursos normalmente seguem padrões da ACA (American Canoe Association). A ACA é uma associação dos Estados Unidos que promove treinamentos e também certificações de canoagem. Os graus de dificuldade dos cursos variam de 1 a 5, do mais básico ao mais avançado. Nos cursos mais básicos o aluno já aprende, por exemplo, sobre os diferentes tipos de caiaque e de remada; como sair e entrar no oceano; e noções sobre ventos, ondas, meteorologia e cartas náuticas, além de técnicas de resgate e autorresgate.

Ficou animado para se aventurar? Então vamos lá!

  • Lembre-se: as informações citadas aqui podem mudar a qualquer momento (como dados sobre os cursos, contatos, escolas etc.). Portanto, sempre contate e confirme as informações diretamente com as escolas locais.

Confira a lista com cursos de canoagem oceânica no país:

Pernambuco

A Turma Caiaque & Aventura promove cursos de fundamentos da canoagem oceânica. Além disso, programa diversas remadas e expedições, principalmente na região do Cabo de Santo Agostinho.

Informações: Datas e informações gerais você encontra na página do Facebook.

Rio de Janeiro

Na capital fluminense, a ECO-Rio (Escola de Canoagem Oceânica do Rio de Janeiro) oferece cursos tanto para remadores iniciantes quanto para os experientes, também em diversos módulos da ACA. A base da escola é na Praia da Urca, em parceria com o Clube Carioca de Canoagem.

Informações: Na página do Facebook da escola

Rio Grande do Sul

Em Osório, a 100 km da capital Porto Alegre, a Litoral Norte Escola de Caiaque oferta cursos de técnicas de canoagem básica e avançada. Os treinamentos, aliás, possuem certificação pela ACA.

Informações: Na página do Facebook da escola

Santa Catarina

A Casa de Aventura oferece diferentes cursos de canoagem oceânica com certificado da ACA, nos níveis 1 a 4. Os treinamentos ocorrem em praias de Santa Catarina, como por exemplo Porto Belo e Barra do Sul. Dependendo do nível, incluem desde manobras básicas até cursos de expedição e autorresgate. É possível conferir datas e preços no site da companhia.

Informações: No site da empresa

São Paulo

A Aroeira Outdoor oferece cursos de canoagem oceânica em Bertioga e Nazaré Paulista, dependendo da modalidade. São diversos níveis e módulos da ACA. A empresa oferta não apenas cursos, mas também expedições, como de Cananeia até a Ilha do Mel, no Paraná. Preços e datas estão no site da empresa.

Informações: No site da empresa

São Paulo - litoral norte

Em Ilhabela, no litoral paulista, a Nature Experience é uma operadora de turismo de aventura que oferece um curso de introdução à canoagem oceânica. Além disso, também oferece expedições por praias da região.

Informações: No site da empresa

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *