Cursos de canoagem em rios no Brasil

Descer de caiaque as corredeiras de um rio é uma aventura recompensadora, mas requer treino e domínio técnico. Se você curte o esporte, mas não sabe bem como começar, não se preocupe. Afinal, há escolas e agências no Brasil que oferecem cursos de canoagem em rios, assim você pode aprender a se aventurar em segurança. E se você quer saber mais sobre a canoagem em geral, clique aqui.

"Os cursos que o Eu me Aventuro encontrou estão concentrados nas regiões Sul e Sudeste. Se você souber de outros locais, mande a sugestão pra gente!

Se essas localidades não são uma possibilidade para você, uma alternativa é procurar as federações e clubes de canoagem no seu Estado e na sua cidade para se informar sobre cursos e eventos. Esse link do site da Confederação Brasileira de Canoagem contém informações sobre federações estaduais e associações filiadas a cada federação.

  • Lembre-se: as informações citadas aqui podem mudar a qualquer momento (como dados sobre os cursos, contatos, escolas etc.). Portanto, sempre contate e confirme as informações diretamente com as escolas locais.

Confira a lista dos cursos de canoagem em rios (canoagem em águas brancas) no Brasil:

Nova Friburgo (RJ):

Os rios da região de Nova Friburgo (RJ) são o local de treinamento do curso de canoagem em águas brancas da Lumiar Aventura. O treinamento dura dois dias. Aliás, você pode conferir no site a descrição de todo o cronograma das aulas. Já as datas podem ser agendadas conciliando a disponibilidade do aluno e da agência.

Informações: pelo site e Facebook da empresa

Três Coroas (RS):

O Brasil Raft Park concentra diversas atividades de aventura em Três Coroas, cidade gaúcha a 25 km de Gramado. O local oferece cursos personalizados de canoagem em rios, portanto não tem um tempo de duração fixo. Assim, o número de aulas varia de acordo com o interesse e o nível de experiência do aluno. O treinamento, inclusive, é com professores que já fizeram parte da seleção brasileira de canoagem.

Informações: pelo site e Facebook da empresa

Santo Amaro da Imperatriz (SC):

A agência Tartarugas oferece um curso de 3 dias de canoagem em rios. O local das aulas é Santo Amaro da Imperatriz, a cerca de 40 km de Florianópolis. Já curso segue o programa da ACA (American Canoe Association), associação dos Estados Unidos que promove treinamentos e também certificações de canoagem. Dessa forma, o treinamento está dividido em três níveis, cada um em um dia. As aulas vão do treino em águas paradas até a prática em corredeiras de classe II e III.

Informações: pelo site e Instagram da empresa

Cerquilho (SP):

O curso de canoagem em Cerquilho, a 150 km de São Paulo, é composto por aulas teóricas e práticas. O treinamento é feito tanto em águas paradas quanto nas corredeiras do rio Sorocaba. As aulas são ofertadas pela agência Eko Natural e ocorrem em dois fins de semana ou quatro dias seguidos.

Informações: pelo site e Facebook da empresa

Juquitiba (SP):

A Canoar oferece dois cursos de canoagem em Juquitiba, a cerca de 90 km de São Paulo: um básico e outro avançado. Ambos têm dois dias de duração e terminam com uma descida no rio Juquiá. Além da canoagem tradicional, há ainda a opção de um curso de duck, com caiaques infláveis.

Informações: pelo site e Facebook da empresa

Socorro (SP):

A cidade de Socorro, conhecida por suas atividades de aventura, também conta com curso de canoagem em águas brancas. O treinamento é oferecido pela empresa Rios de Aventura e termina de fato com uma prática em descida de rio com corredeiras de nível II a III. O curso dura dois dias, mas não é realizado durante feriados.

Informações: pelo site e Facebook da empresa

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *