Conheça os cânions de Bom Jardim da Serra (SC)

Os cânions de Bom Jardim da Serra, em Santa Catarina, coroam uma região já famosa pelas paisagens e pelas curvas da Serra do Rio do Rastro. Observada do mirante, a estrada sinuosa da serra é realmente uma bela vista. Sem dúvida, só por isso já vale a pena conhecer a região. Os cânions, no entanto, não são tão conhecidos. O que é uma pena, porque eles são a cereja do bolo, com vistas marcantes e um contato mais próximo com a natureza.

Por isso, aqui vamos dar dicas sobre os quatro principais cânions da região: o cânion das Laranjeiras, o cânion do Funil, o cânion da Ronda e o cânion do Portal.

Vale a pena destacar também alguns outros atrativos de Bom Jardim da Serra, que fica a 230 km de Florianópolis. O principal é o já citado mirante para a Serra do Rio do Rastro, ao lado da Polícia Rodoviária Estadual. O local fica no fim da subida da serra, antes de chegar ao centro da cidade. Além do mirante, há um amplo estacionamento no local e um café para os viajantes. Outras atrações são as cachoeiras da região, como a cascata da Barrinha, na entrada da cidade, e a cascata do Saiquí, que pode ser visitada junto com o cânion da Ronda.

Confira abaixo as nossas dicas especiais para os cânions e depois leia mais sobre cada um deles.

DICAS PRÁTICAS ANTES DE VISITAR OS CÂNIONS EM SC:

  • Viração: Toda a região dos cânions de Bom Jardim da Serra está sujeita ao fenômeno da “viração”, especialmente no verão. Trata-se de uma densa neblina que surge muito rápido e afeta a visibilidade. Portanto, caminhar pela borda dos cânions durante a viração é muito perigoso. Além disso, não há como prever quando a viração vai ocorrer. Caso você esteja perto da borda quando a neblina começar a subir, especialmente se estiver sem guia, pare a caminhada e espere a visibilidade melhorar;
  • Calçados: Use bota de borracha ou bota de trilha impermeável, porque você provavelmente passará por trechos de "charcos", uma vegetação alagada. Além disso, é uma região com várias nascentes, portanto há áreas que podem estar enlameadas.
  • Segurança: Cuide da sua segurança. Leve lanterna, apito, água e comida extra. Lembre-se ainda que a região é muito fria. Por isso, leve agasalho e um cobertor de alumínio para uma eventual situação de emergência. Além disso, NÃO circule pela borda dos cânions durante a viração.
  • Taxa de visitação: O acesso a todos os cânions passa por propriedades particulares e é cobrada uma taxa de entrada. Assim, respeite a comunidade local e não entre sem permissão.
  • Guias: Há guias que levam para todos os cânions da região. A contratação não é obrigatória, mas é recomendada, já que incentiva o ecoturismo local. Abaixo daremos mais detalhes sobre a situação em cada um dos cânions. Além disso, no fim do post também há uma lista com guias e agências da região.
  • Transporte: As trilhas para os cânions são mais facilmente acessadas de carro. A exceção é o cânion da Ronda, pois ele pode ser visitado a pé por quem desce de ônibus na altura do mirante. Caso você não tenha o seu próprio veículo ou não queira dirigir com ele por estradas de terra, pode contratar um transporte com um dos guias.
  • Bom senso: Siga as regras de mínimo impacto e, principalmente, NUNCA DEIXE LIXO NA NATUREZA.

Cânions de Bom Jardim da Serra (SC): Laranjeiras, Portal, Funil e Ronda

Cânion das Laranjeiras:

Foto: Carolina Leal/Eu me Aventuro

O cânion das Laranjeiras oferece vistas lindas das suas bordas, com paredões íngremes, cachoeiras e o rio correndo lá embaixo. Para chegar até o local, o acesso mais fácil é indo de carro do centro de Bom Jardim da Serra até a Fazenda Santa Cândida. Chegando lá, percorre-se uma trilha de cerca de 2,5 km até a borda do cânion. O trajeto passa por áreas enlameadas, portanto vá de bota. O início da trilha é em um acesso à esquerda depois da casa da fazenda. Aliás, destaque para os proprietários, que são muito receptivos.

Outra possibilidade de acesso é a partir da Fazenda Rincão da Palha, que oferece uma visão de outro ângulo do cânion das Laranjeiras. Nesse caso, é preciso agendar com antecedência e pagar uma taxa para fazer a trilha com guia.

Guias:

Se o acesso for feito pela Fazenda Santa Cândida, não é obrigatório ir com guia. No entanto, devido ao risco da “viração” é recomendável contratar um, principalmente se você não tiver experiência em trilhas.

Caso você vá por conta própria, os próprios proprietários indicam o acesso à trilha, que é bem demarcada. Ainda assim é possível baixar um tracklog com o caminho já percorrido por outros trilheiros usando aplicativos como o Wikiloc. Além disso há uma taxa de visitação no valor de R$10, e o carro fica estacionado em local seguro.

Caso o acesso seja feito pela Fazenda Rincão da Palha, a taxa para visitar o cânion é R$ 40 e já inclui a presença de um guia.

Fotos: Carolina Leal/Eu me Aventuro

Camping e hospedagem:

A Fazenda Santa Cândida não oferece hospedagem, mas permite acampar perto do cânion. Já que o local é acessível somente por trilha, será preciso carregar na mochila tudo que for necessário para acampar. Lembre-se sempre de trazer todo seu lixo de volta.

Além de acampar no cânion das Laranjeiras, é possível hospedar-se em uma das pousadas ali perto. Duas opções são a Pousada Paraíso dos Cânions e a Pousada Laranjeiras Ecoturismo, que ficam na mesma estrada da Fazenda Santa Cândida. Ambas oferecem serviço de guia para o cânion, bem como outros passeios de turismo rural na região de Bom Jardim da Serra.

Caso você acesse o cânion pela Fazenda Rincão da Palha, que fica em outra estrada, pode hospedar-se lá mesmo. A fazenda investe no turismo rural e oferece, além de hospedagem, alimentação e passeios.

Como chegar ao cânion das Laranjeiras:

  • Acesso pela Fazenda Santa Cândida (contato: 049- 3232-0227): saindo do centro de Bom Jardim da Serra, são cerca de 12 km até chegar a Fazenda Santa Cândida. Ela fica no ponto final da estrada rural de Santa Bárbara, e a maior parte do trajeto é em estrada de terra. A via é acessível a carros comuns, mas as condições podem variar ao longo do ano. Há algumas porteiras pelo caminho, portanto deixe-as sempre como encontrou. Se estiverem fechadas, abra-as para seguir em frente e depois lembre-se de fechá-las novamente.

    Indicamos a localização exata da Fazenda Santa Cândida aqui nesse mapa. Ela não está marcada oficialmente em aplicativos de GPS como o Google Maps, mas você pode seguir a rota usando esse link acima. Outra opção é selecionar como destino a Pousada Laranjeiras Ecoturismo, que fica na mesma estrada. Chegando lá, siga em frente por mais 2 km. A estrada, de fato, acaba na sede da fazenda.

  •  Acesso pela Fazenda Rincão da Palha: para chegar ao local, é preciso percorrer 13 km a partir do centro de Bom Jardim da Serra, sendo a maior parte por estradas de terra. A fazenda está bem indicada no

    Google Maps.

Cânion do Portal:

Foto: Eco Trilhas Serra Catarinense

O menos conhecido entre todos os cânions de Bom Jardim da Serra, o cânion do Portal fica entre o cânion das Laranjeiras e o cânion do Funil. Todos que fazem a conhecida travessia do Laranjeiras ao Funil passam por ele, mas visitá-lo como um atrativo à parte é menos comum. No entanto, a Pousada Paraíso dos Cânions e a Laranjeiras Ecoturismo guiam visitantes até lá, a pé e a cavalo. Além disso, o passeio também pode ser contratado com operadoras de ecoturismo. Se você já vai até a região para conhecer o cânion das Laranjeiras, vale a pena incluir um passeio até o cânion do Portal.

Guias:

Bem como em outros cânions da região, um guia não é obrigatório. No entanto, no caso do cânion do Portal ir com alguém que conheça a região é especialmente recomendado.

Camping e hospedagem:

Acampar na altura do cânion do Portal pode ser uma opção para quem está fazendo a travessia do cânion das Laranjeiras ao cânion do Funil, mas é uma tarefa mais complexa para quem está apenas visitando o local. De fato, o melhor é se hospedar em uma das pousadas que oferecem passeios ao cânion. Ou então dormir no centro de Bom Jardim da Serra e fazer um bate-volta para o cânion com um guia ou operadora de ecoturismo da cidade.

Como chegar ao cânion do Portal:

 A não ser que você já esteja fazendo a travessia do cânion das Laranjeiras ao cânion do Funil, a melhor opção para chegar ao cânion do Portal é em uma visita guiada com uma operadora de ecoturismo ou com as pousadas da região já citadas acima, a Paraíso dos Cânions e a Laranjeiras Ecoturismo. Ambas, aliás, estão marcadas no Google Maps e são acessadas pela mesma estrada que leva ao cânion das Laranjeiras.

Além disso, há um acesso mais direto ao cânion do Portal por uma outra propriedade particular da região. No entanto, ele é pouco frequentado e não podemos atestar as condições da estrada até lá, nem se há garantia de passagem por parte do proprietário.

Cânion do Funil:

Foto: Carolina Leal/Eu me Aventuro

Com torres e formações rochosas marcantes, o cânion do Funil é um dos mais bonitos de Bom Jardim da Serra. O local está dentro de uma propriedade particular. Assim como nos outros, é preciso pagar uma taxa de entrada para visitá-lo. Há mais de uma opção de trilha para chegar às bordas do cânion, com vistas de diferentes perspectivas. No entanto, todas passam por áreas enlameadas e às vezes por terrenos de charco (vegetação alagada), portanto use sapatos adequados.

A opção de trilha mais comum é a que começa na porteira da propriedade, bem ao lado da subestação da Celesc, entre o mirante da Serra do Rio do Rastro e o centro de Bom Jardim da Serra. A partir dali, segue-se por uma trilha batida de cerca de 7 km até o cânion.

  • Opte por ir a pé ou de bicicleta. De fato, o proprietário também oferece a opção de ir em carro 4x4 até mais perto da borda. No entanto, nós não recomendamos essa prática devido à degradação do ecossistema frágil da região.

Guias:

Não é obrigatório contratar um guia, mas você deve liberar sua entrada com o Miguel, proprietário do local (049-9-9127-1014). A taxa cobrada é R$30 por pessoa para passar o dia.

Camping e hospedagem:

É possível acampar no cânion do Funil mediante uma taxa de R$50 por pessoa. No entanto, é um camping selvagem, sem nenhuma estrutura. Além disso, o local é acessível somente por trilha. Portanto, considere que será preciso carregar toda a comida e material para acampar na mochila. Leve também sacos de lixo para embalar e levar embora todo lixo que produzir. Além disso, é possível se hospedar em uma pousada no centro de Bom Jardim da Serra e fazer um bate-volta para o cânion.

Como chegar ao cânion do Funil:

Para acessar a trilha principal, entre em contato com o proprietário Miguel para liberar o acesso. A entrada é pela porteira ao lado da subestação da Celesc. Saindo do mirante da Serra do Rio do Rastro em direção a Bom Jardim da Serra, conte cerca de 4 km até chegar à porteira.

Cânion da Ronda:

Foto: Carolina Leal/Eu me Aventuro

O cânion da Ronda é o que tem o acesso mais fácil dentre todos os cânions de Bom Jardim da Serra. O visual, no entanto, é igualmente impressionante. Além disso, a visitação no local é bem estruturada. Há uma porteira na entrada principal, onde é cobrada a taxa de visitação, bem como uma área de camping minimamente equipada.

Com a inauguração de um novo mirante em 2019, chamado de mirante norte, o cânion passou a ter dois pontos de observação. O mais antigo e tradicional fica junto à entrada principal. De lá até a borda do cânion a caminhada é curta, menos de 500 m, mas também é possível caminhar mais pelo local e explorar melhor a área. Já o mirante norte é acessado um pouco antes da entrada para a portaria principal (há placas indicativas na rodovia).

Além do cânion, a região abriga um parque eólico e a cascata do Saiquí, que da mesma forma também pode ser visitada.

Guias:

Não é preciso ir com guia, já que o cânion da Ronda é de fácil acesso, com uma caminhada curta e demarcada até a borda. A taxa de visitação é R$10.

Camping e hospedagem:

Há um camping no próprio cânion da Ronda, com um galpão e uma estrutura básica de banheiros e cozinha. Dessa forma é possível chegar de carro e levar tudo que for preciso para acampar. Além disso, ali perto, também na região do parque eólico, está a Pousada Fazenda Hélio Guedes. É possível se hospedar na pousada e fazer passeios na região do cânion.

Fotos: Lilo Barros/Eu me Aventuro

Como chegar ao cânion da Ronda:

A entrada para a estrada que leva ao cânion da Ronda é bem no fim da subida da serra do Rio do Rastro, 1 km antes de chegar ao mirante da serra. Há placas indicando a entrada, bem onde fica um café chamado “Alto da Serra” (a cuca de uva deles é altamente recomendada!). Dali é possível acessar o novo mirante, chamado de mirante norte, e a portaria principal. Para chegar à portaria principal, se estiver de carro basta acessar a entrada e seguir por uma estrada de chão por quase 3 km. De ônibus, é preciso pedir para descer na altura do café Alto da Serra e caminhar esses 3 km até a entrada.

Transporte e guias em Bom Jardim da Serra

Os guias oferecem passeios e transporte para todos os cânions de Bom Jardim da Serra, bem como suporte a quem pretende fazer a travessia do cânion das Laranjeiras ao cânion do Funil. Fazer as trilhas acompanhado por um guia é garantia de mais segurança e informações sobre a região. Além disso, é um incentivo à economia local.

Confira abaixo as nossas indicações de guias em Bom Jardim da Serrra:

– Sr. Suedes, da Pousada Paraíso dos Cânions: (49) 9-9156-5331; (49) 9-9112-9857; (49) 9-9188-8338; (49) 9-9166-4365.

– Sr. Didio, da Pousada Laranjeiras Ecoturismo: (49) 9-9161-7955

Eco Trilhas Serra Catarinense: (49) 9-9801-6193

Tribo da Serra Ecoturismo: (49) 9-9116-1304; (49) 9-9101-2451

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *